A Sequência de Fibonacci, base da chamada Proporção Áurea, presente nos favos de mel, em flores, frutos, pinhas e caracóis, utilizada por Leonardo da Vinci em seus trabalhos, está presente também na criação deste algoritmo. Assim, ao Criador e à Natureza, na sua forma como ocorrem as progressões geométricas, e a colaboração de muitos traders de uma rede deles, devemos a concepção e desenvolvimento deste código que denominamos de Market Wacth.    

Certo dia, caminhando pela praia, conduzindo minha bicicleta pela areia, observei o movimento das ondas distantes e me perguntei se existiria um padrão para o movimento delas, comparando-as com o mercado financeiro, que também apresenta suas “marés” altas e baixas. Então, deitando a bicicleta na areia, tomei um pedaço de galho que encontrei e comecei a desenhar na praia os níveis de Fibonacci, essa ferramenta de análise técnica de mercado que costumamos utilizar nas plataformas de operações. Na medida em que eu desenhava as linhas uma onda vinha e as apagava. Passei então, para não detalhar demais, a desenhar somente as linhas principais, que correspondem, para aqueles familiarizados com a ferramenta de análise, aos níveis de 61.8%, 50% e 38.2% da retração de Fibonacci. 

Considerando que as ondas do mar correspondessem à variação de preços no mercado cambial, me perguntei: quando eu estiver com uma pequena quantia de operações escalonadas, aonde seria a minha saída delas? Então veio uma onda do mar e cobriu até 50% das 3 linhas. Assim tive o primeiro insight. Vendo que isso não seria suficiente se a densidade de operações fosse maior, com muitas operações abertas, me perguntei mais uma vez onde seria a saída delas. Então veio outra onda e cobriu as linhas até a de nível 38,2%. Tive um segundo insight que me levou, às pressas, para casa, para escrever, antes de esquecer, essa lógica inicial de um código, implementando algo bem simples e fácil de entender, que pudesse ser desenvolvido com o auxílio de outras pessoas. 

Apresentei essa concepção inicial para um grupo de programadores do qual eu fazia parte. Eles gostaram bastante da ideia e a foram implementando sugestões, camadas de filtragem e melhorias. Mesmo com essas camadas e filtros o código ainda não era bom para operar no mercado. Testes e backtests falhavam em algum momento. Antes de abandonar esse projeto, apresentei-o para um contato que eu tinha na Itália, pois além de ter muita experiência com programação e trading, ele e eu havíamos trabalhado em projetos anteriores. Ele me ajudou com estruturas de código já prontas, que deixavam qualquer algoritmo mediano muito bom para operações. Algo como se pegássemos um fusca e o deixássemos como uma Ferrari esportiva. 

Porém, durante os testes e otimizações, percebemos que precisaríamos de muito dinheiro para suportar as grandes variações de preço no mercado. Era necessário, por exemplo, 30 mil dólares de depósito inicial para suportar movimentos que geram grandes flutuações de preços. Como o algoritmo se destinava ao nosso próprio uso e, na época, não tínhamos essa quantia inicial para estar operando, tivemos que deixar o projeto de lado.  

Transcorridos alguns anos com o projeto engavetado, conheci, no Grupo Forex Brasil, um parceiro, que hoje é um dos meus sócios na Brazil Link, juntos descobrimos que na corretora Exness era possível utilizar essa ferramenta, mesmo com pouco dinheiro depositado, pois tinha conta tipo cents. Efetuamos meses de estudo e séries de backtests, correspondentes a 5 anos de operações, com variações de configurações do algoritmo, buscando consistência e a maior segurança possível, até estarmos aptos para operar em contas reais, beneficiando-nos com nossas descobertas por cerca de um ano, até que resolvemos colocar esta ferramenta tecnológica ao alcance de outras pessoas, através de nossa empresa.  

Os resultados estão sendo extraordinários e conseguimos uma perfeita relação de risco/retorno, alcançando lucros superiores a 50% por ano, como aqueles que vimos em nossos testes.

Se você deseja saber mais …… entre em contato.