As narrativas, o medo e as ambições movem o mundo dos investidores e especuladores. Atualmente muitos traders lucram muito com cursos, fórmulas mágicas e muita ostentação, principalmente patrocinada pelos recursos de seus alunos. Pouco ou nada lucram com operações no mercado.

Na verdade, neste mercado seus alunos possuem poucas chances. Operando contra players institucionais gigantes, e contra potentes algoritmos, quase sempre os investidores de varejo perdem recursos ao longo do tempo. Mesmo que pontualmente conquistem algumas vitórias, é sempre uma questão de tempo para que suas perdas superem os ganhos. Geralmente esses prejuízos os desestabilizam, e suas perdas costumam ser enormes e, rotineiramente, perdem tudo que investiram para especular.

Isso acontece por uma série de razões, mas principalmente porque são simplesmente humanos.

As nossas emoções nos afetam e muitos projetam que são alguém fora da curva, que será fácil aceitar as perdas quando chegarem a determinado limite, e que é fácil conseguir parar de operar assim que chegar no objetivo de lucratividade do dia. Sem dúvida uma forte ilusão. Mesmo para aqueles que possuem muita experiência, enorme disciplina e capacidade sobre humana de análise, é quase impossível que não tenham seu dia de fúria e ponham tudo a perder em poucos minutos de desatino.

Neste artigo vou citar nossa persona inspiradora, o Sr. James Harris  “Jim” Simons é um matemático, investidor bilionário e filantropo estadunidense. Em julho de 2020, sua fortuna foi estimada em 22 bilhões de dólares. Matemático brilhante, utilizou modelos matemáticos complexos para analisar o mercado, e se tornou um dos maiores investidores do mundo.

Ele nos mostrou que algoritmos podem resultar em resultados positivos e consistência no mercado. Hoje, este senhor, já de idade avançada e aposentado, é a 36° pessoa mais rica do mundo segundo a Forbes, tendo conquistado tudo isso através de muito estudo, dedicação e algoritmos.

Como citado no primeiro artigo desta página, ele criou o fundo mais lucrativo do mundo e, evidentemente, esse fundo é fechado. Afinal, se todos fossem usuários de seus algoritmos, eles simplesmente parariam de funcionar.

Por isso na Brazil Link, temos limites de usuários do nosso algoritmo, pois se o volume for muito grande dentro de uma mesma estratégia, o próprio mercado vai gerar liquidez contrária. Aproveite enquanto é tempo, pois temos um número finito de usuários possíveis.