Neste artigo, revisitamos novamente o assunto “Riscos”. Insistimos nisso porque é algo que tange a todos os “investidores” de capital. Para tentar esclarecer o que realmente são os “investimentos” de fato, recorto abaixo um trecho de um livro que é leitura quase que obrigatória para quem quer aprender a “investir”.
“Contudo, exatamente porque o risco é baixo é que o retorno é igualmente baixo. À cata de resultados melhores, homens de ânimo aquisitivo aplicam seu dinheiro em outras jogadas, mais arriscadas. Estranho como pareça, porém, a maioria faz isto sem admitir que é o que estão fazendo. Fazem de conta que agem com muita prudência e sensatez. Não estão assumindo riscos, não estão especulando, não estão… psiu, fale baixinho a palavra… jogando. Não, eles estão investindo…
Vale a pena explorarmos as supostas diferenças entre investir e especular. Isto pode estar atrapalhando você na assimilação do 1º Grande Axioma – Do Risco.
Nós, os estudiosos dos Axiomas de Zurique, nos chamamos, francamente, de especuladores. Você pode ficar com a impressão de que estamos lhe dizendo, ou de que viremos a lhe dizer, que corra riscos loucos e impensados. Pode lhe agradar mais a ideia de “investir” que a de especular. Ser um “investidor” parece mais seguro.
Na realidade, porém, não existe diferença alguma. Como dizia Gerald Loeb, que não tinha papas na língua:
– Todo investimento é especulação. A única diferença é que alguns admitem isso, e outros não.
Pessoas que se oferecem para aconselhá-lo na administração do seu dinheiro quase sempre se apresentam como assessores de “investimentos”, não de especulações. Parece mais sério, impressiona melhor, além de permitir cobrar mais pelos serviços. Toda a imprensa especializada, dos boletins informativos às principais revistas que cobrem as várias áreas de especulação, quase sempre se identificam como publicações sobre “investimentos”.
Mas todas, exatamente como fazem os Axiomas de Zurique, tratam é de especulação…”
“Como dizia Loeb, todo investimento é especulação. Você traz o seu dinheiro e corre os riscos. Quer esteja apostando na GM e ou em qualquer outra coisa, é um especulador. Melhor admiti-lo. Não faz sentido tentar se iludir. De olhos bem abertos, você entende melhor o mundo.
Os Axiomas de Zurique tratam de especulação, e não escondem esse fato. Isto não significa que tratam de riscos assumidos loucamente. Quer dizer apenas que são muito francos.”
Logo após o Primeiro Grande Axioma – Do Risco o autor discorre sobre o que ele chamou de Primeiro Axioma Menor, cujo texto pode ser sintetizado por: Só aposte o que valer a pena.
Trechos extraídos do livro Axiomas de Zurique, Max Gunther, pág 8 a 9.
Nós da Brazil Link, entendemos que todo “investimento” é uma ação especulativa, independente do que seja. O risco está intrinsicamente ligado ao retorno, porém de uma forma não linear. Ou seja, acreditamos ser possível através da tecnologia, conhecimento e experiência majorar os riscos positivos e eliminar, ou mitigar e reduzir os riscos negativos. Para tal trabalhamos com algoritmos, atualmente voltados para o maior mercado do mundo, o mercado de câmbio mundial. Também conhecido como Forex.
Para saber mais sobre nosso algoritmo, fique à vontade para entrar em contato.