Quando o preço se mostra estressado (elevado demais ou barato demais) o mercado vai provavelmente fazer uma retração, seja para realização de lucros ou para cobertura de prejuízos. Essas retrações são conhecidas como pullbacks e geralmente seguem uma proporção. Segundo estatísticas relevantes, essa proporção segue a proporção Fibonacci ou proporção Aurea, formando níveis.
Os níveis de retraçamento Fibonacci para se manter a atenção são 23,6%, 38,2%, 50%, 61,8% e 76,4%.
Os que parecem ser mais absolutos são os níveis 38,2%, 50% e 61,8%. Estes são normalmente incluídos na configuração padrão de qualquer software de retraçamento de Fibonacci.
Os traders utilizam os níveis de retraçamento de Fibonacci como potenciais suporte e resistência. Uma vez que muitos traders usam essas referências e colocam ordens de entrada ou de saída, os níveis de suporte e resistência costumam se tornar uma profecia autorrealizável.
Os principais níveis de extensão Fibonacci são 38,2%, 50%, 61,8%, 100%, 138,2% e 161,8%.
Operadores utilizam os níveis de extensão de Fibonacci como potenciais áreas de apoio e resistência para definir metas de lucro.
Desde que muitos traders estão observando esses níveis e colocando ordens de compra e venda para realizar lucros, esta ferramenta tende a funcionar devido as expectativas de autorrealização.
Para identificar um nível Fibonacci nos seus gráficos, é necessário identificar os movimentos de alta e baixa. Os conhecidos pontos de Swing Low e Swing High.
No algoritmo Markt Wacht, a inteligência artificial identifica esses padrões de Swing Low e Swing High e projeta o retraçamento baseado nos níveis da Fibo.